domingo, 9 de dezembro de 2012

O lago de Glaziou



O represamento do boqueirão do Paranoá para a formação do lago de Brasília foi proposto no final do século XIX pelo engenheiro e botânico bretão (francês) Auguste François Marie Glaziou, mais conhecido como paisagista A. Glaziou, autor dos projetos dos Jardins da Quinta da Boa Vista, do Passeio Público e do Campo de Santana, no Rio de Janeiro, na época do Império.

Glaziou fez parte da 2ª Missão Cruls (1894~1896) como botânico ou "naturalista" e formulou a hipótese de que o lago já teria existido em eras remotas, tendo depois aberto caminho na chapada que o cercava, rasgando o boqueirão do Paranoá.

Cresci ouvindo dizer que o lago teria sido projetado para amenizar a secura do clima de Brasília. Pode ser, mas até hoje não encontrei referências neste sentido, em textos de 1877 (Varnhagen) até a década de 1950. Ok, falta ler muito.

Glaziou, em uma carta e em um fragmento de relatório localizados até agora, fala de um clima paradisíaco, maravilhoso.

Os elogios (e não só dele) são históricos, e precisam ser lidos naquele contexto, em que se discutia se o clima tropical degenerava ou não o homem "europeu", se a "mistura de raças" tornava ou não os mestiços "degenerados", e -- principalmente -- se o calor (engravatado) e as epidemias (quase anuais) do Rio de Janeiro afugentavam ou não a imigração europeia, e se eram ou não obstáculo ao desenvolvimento do país, com o governo sediado em tal cidade.

O bretão Glaziou foi convidado por Cruls a antecipar sua avaliação do Planalto Central, a tempo de incluí-la na abertura do Relatório da primeira Missão Cruls, cuja edição foi demorada pela abundância de recursos (lito)gráficos, pranchas, fotos, mapas etc.

Foi uma jogada política de Cruls. A carta -- que nada tinha a ver com a 1ª Missão Cruls, -- com sua comparação do clima do Planalto Central aos climas do Anjou, da Normandia, da Bretanha etc. foi a parte que mais "repercutiu", sendo reproduzida em jornais e revistas do Brasil e da Europa.

Nada sobre clima seco, muito menos sobre clima desértico.

Paranoá